'Parece assombração': lobo-guará corre pelas ruas de pequena cidade mineira durante a madrugada e intriga militares
05/07/2025
(Foto: Reprodução) Flagrante de policiais aconteceu durante uma ronda policial em Centralina, no Triângulo Mineiro. Entre susto e admiração pela beleza do animal, PMs conseguiram acompanhá-lo até uma área de mata fora da cidade. Policiais se surpreendem ao ver lobo-guará correndo pelas ruas de cidade do interior de MG
"Parece uma assombração". Essa foi a reação do sargento da Polícia Militar (PM), Elias Cardoso, ao ver pela primeira vez um lobo-guará nas ruas de Centralina, no Triângulo Mineiro.
A cena inusitada foi registrada pelos militares que faziam uma ronda na madrugada de quarta-feira (2) e se depararam com o animal silvestre correndo. Veja o vídeo acima.
➡️ Clique aqui e siga o perfil do g1 Triângulo no Instagram
"De início eu achei que era um potro [filhote de cavalo]. Foi quando nos aproximamos e vimos que, na verdade ,se tratava de um lobo-guará. Começamos a persegui-lo para guiá-lo para fora da cidade, porque estávamos com medo de que ele entrasse em alguma residência e ficasse nervoso ao se deparar com algum cachorro ou algo do tipo", contou o sargento ao g1.
Ponto a ponto do vídeo
Nas imagens, é possível ver a motocicleta da PM perseguindo o animal que corria pelas ruas de Centralina;
Durante a gravação, os militares comentam o quanto o lobo é grande;
O sargento Elias chega a comentar que o animal 'parece uma assombração';
Por fim, o vídeo termina com o lobo-guará tentando se esconder embaixo de uma árvore.
"Confesso que senti uma sensação ruim. Ele é um animal bonito, mas, pessoalmente, naquele horário e o pelo dele arrepiado, me deu a impressão de que ele parecia alguma assombração saída de algum filme de ficção científica ou até do folclore", brincou o policial.
Após o fim da gravação, os policiais conseguiram acompanhar o animal até uma área de mata fora da cidade. O animal não aparentava estar ferido.
Lobo-guará é espécie ameaçada de extinção
O veterinário e coordenador do Setor de Animais Silvestres do Hospital Veterinário da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Márcio Bandarra, explicou que o lobo-guará é um animal típico do cerrado, anda solitário, pode correr até 70 km/h e está ameaçado de extinção.
Segundo Bandarra, como sua alimentação é baseada em pequenos roedores e frutos, é natural que ele procure esses alimentos, mas com a escassez desses recursos na natureza, acaba adentrando áreas urbanas em busca de sustento.
"Ele não costuma fazer ataques a humanos, quando veem pessoas, a tendência é que eles fujam. O pelo ouriçado é uma característica desses animais quando estão assustados ou acuados. Por isso, se avistados, o ideal é não persegui-los porque naturalmente irão procurar uma rota de fuga para a natureza", esclareceu o veterinário.
LEIA TAMBÉM:
FLAGRA: Onça-parda tenta escalar portão de supermercado e passa susto em motociclista
VÍDEO: Onça ronda calçada, salta muro de condomínio e surpreende moradores
VÍDEO: Jacaré de 1,50 m é capturado após ficar preso dentro de taque
Lobo-guará
O lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) é o maior canídeo da América do Sul. Um animal adulto chega a medir 1,30 metro de corpo, além de 40 centímetros de cauda, podendo atingir um metro de altura e mais de 20 quilos. É da família dos canídeos e pertence a um gênero composto por uma única espécie.
Seus parentes distantes do gênero Canis, como o lobo-cinzento e lobo-vermelho, só existem nas Américas, do México para o Norte, e em partes da Europa e da Ásia.
Apesar do porte e da aparência, é animal inofensivo ao homem, de comportamento dócil, e raramente há briga entre eles. Vive em campos abertos, no caso do Brasil, no cerrado, nos campos sulinos, na caatinga e na borda do Pantanal. Também pode ser encontrado na Argentina, no Paraguai, na Bolívia e numa pequena parte dos territórios do Uruguai e do Peru.
O lobo-guará é onívoro, alimenta-se principalmente de roedores, pequenos répteis, caules doces, mel, aves e frutos. A gestação dura em torno de 62 a 66 dias, com ninhadas de até seis filhotes.
Policiais precisaram guiar lobo para fora da cidade por medo de que ele ficasse agressivo e entrasse em alguma das residências
Reprodução/Redes Sociais
📲 Siga o g1 Triângulo no WhatsApp, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas