Prefeito de Divinópolis recomenda em vídeo na internet suplemento sem registro na Anvisa
17/07/2025
(Foto: Reprodução) Prefeito de Divinópolis promove suplemento sem registro na Anvisa
O prefeito de Divinópolis, Gleidson Azevedo (Novo), apareceu em um vídeo divulgado na internet recomendando um suplemento alimentar sem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Além de não ter aprovação da Anvisa para comercialização, a fabricante do produto apresenta o suplemento em seus canais de divulgação como sendo natural e capaz de atuar na compulsão alimentar, na ansiedade por comida, no metabolismo lento e no desequilíbrio hormonal. A prática contraria a Resolução da Diretoria Colegiada nº 243/ 2018 da Anvisa que proíbe a associação de suplementos a fins medicinais ou terapêuticos.
➡️ Clique aqui e siga o perfil do g1 Centro-Oeste de Minas no Instagram
A gravação de Gleidson falando da sua experiência com o suplemento foi feita em um local onde ao fundo aparecem as bandeiras do Brasil, de Minas Gerais e de Divinópolis, sugerindo se tratar de um espaço público.
Em entrevista ao g1, Gleidson disse que antes de exercer o cargo de prefeito é “cidadão comum” que se preocupa com a saúde, como qualquer outra pessoa.
"Gravei a pedido da empresa. Eu usei e tive resultados. Já tinha visto outras pessoas, inclusive formadores de opinião e um apresentador de televisão recomendando o produto. O vídeo foi feito de forma espontânea, sem qualquer tipo de vantagem ou benefício".
Questionado sobre o local da gravação do vídeo, o prefeito disse que não iria responder.
A reportagem fez contato com a fabricante sobre a comercialização de um produto sem registro na Anvisa, mas não obteve retorno até a última atualização da reportagem.
O site oficial da marca, que até então exibia depoimentos de clientes e imagens de antes e depois, foi retirado do ar após a recomendação do prefeito se tornar alvo de um pedido de investigação. (Entenda mais abaixo).
Na divulgação do suplemento, empresa promete combater compulsão alimentar e ansiedade por comida.
Reprodução/Redes Sociais
Prefeito afirma que suplemento o ajudou a emagrecer
O vídeo gravado por Gleidson Azevedo não foi publicado nas redes sociais do prefeito, mas circulou em páginas da internet e perfis de redes sociais locais de Divinópolis, além de ser exibido no site da fabricante do produto, de onde já foi retirado do ar.
No vídeo, Gleidson afirma que o suplemento teria contribuído significativamente para sua perda de peso.
“Tem muita gente me perguntando assim: Ô prefeito, mas você emagreceu demais, você tá usando o Ozempic, você tá usando o Mounjaro? Ninguém vê a hora que a gente acorda e faz as atividades físicas, né? Mas também o que me ajudou muito a emagrecer foi esse suplemento aqui, o MonjaSlim, que é um suplemento 100% natural”.
A Anvisa informou que o MonjaSlim e suas variações de nome não possuem registro no órgão.
Deputada pede investigação do Ministério Público
A deputada estadual Lohanna França (PV) encaminhou uma notícia de fato (pedido formal de investigação) ao Ministério Público de Minas Gerais para que o órgão apure se houve ato de improbidade administrativa praticado por Gleidson Azevedo.
No documento encaminhado no dia 14 de julho, França pede que sejam investigadas possíveis irregularidades, como o uso de espaço público para promoção comercial e eventual relação do gestor com a empresa responsável pelo produto.
Sobre o pedido de investigação, Gleidson Azevedo disse que ainda não foi notificado.
Já o MP informou que a representação foi recebida pela Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Divinópolis e está sendo analisada.
Prefeito de Divinópolis recomenda em vídeo na internet suplemento sem registro na Anvisa
Reprodução/Redes sociais
📲 Siga o g1 Centro-Oeste MG no WhatsApp, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas
N