Uberlândia receberá Data Center de IA com aporte bilionário de empresa americana e geração de 2 mil empregos
09/07/2025
(Foto: Reprodução) Investimento de mais de R$ 6 bilhões prevê centro sustentável com e inovação tecnológica no município. É a primeira estrutura a ser instalada na região Sudeste do Brasil. Uberlândia terá primeiro data center com IA de Minas Gerais
A empresa norte-americana RT-One e a Prefeitura de Uberlândia anunciaram, na terça-feira (8), um investimento superior a R$ 6 bilhões para a instalação do primeiro Data Center de Inteligência Artificial (IA) da região Sudeste. O início das operações está previsto para daqui a 12 meses, com expectativa de gerar cerca de 2 mil empregos permanentes, diretos e indiretos nos primeiros três anos, além de centenas de vagas temporárias durante a construção.
➡️ Clique aqui e siga o perfil do g1 Triângulo no Instagram
Segundo o prefeito Paulo Sérgio, o projeto representa uma oportunidade estratégica para o desenvolvimento econômico da cidade, com foco na capacitação profissional e na atração de novos investimentos. Ele também afirmou que a instalação do complexo não ocorrerá na Zona Sul e que as regiões Leste, Oeste e Norte estão sendo analisadas pela empresa.
“Temos que pensar no desenvolvimento de forma equilibrada para gerar oportunidades em todas as regiões de Uberlândia”, disse o prefeito.
Anúncio do prefeito Paulo Sérgio sobre o 1° Data Center de IA do Sudeste em Uberlândia
TV Integração/Reprodução
🔎O que é um Data Center? Também conhecido como centro de processamento de dados (CPD), Data Center é uma instalação física projetada para abrigar sistemas computacionais de processamento, armazenamento e gerenciamento de dados.
Estrutura e operação sustentável
Com área projetada entre 400 mil e 500 mil m², o campus terá inicialmente 245 mil m² construídos e seguirá o modelo de construção modular, o que acelera a entrega e facilita ampliações futuras. A infraestrutura contará com capacidade energética de 100 MW, com possibilidade de expansão para até 400 MW, colocando o empreendimento entre os maiores da América Latina.
O Data Center no município será voltado para aplicações de inteligência artificial, segurança cibernética e serviços em nuvem. A proposta inclui operação com carbono zero, utilizando fontes de energia limpa e renovável, com meta de certificação internacional de sustentabilidade.
Sobre a RT-One
Comandada pelo CEO brasileiro Fernando Palamone, que deixou o país para atuar nos Estados Unidos, a RT-One é uma empresa norte-americana fundada por brasileiros. A unidade em Uberlândia será a segunda da companhia no Brasil, já que a primeira será em Maringá (PR). A meta é fomentar a retenção de talentos e impulsionar o ecossistema de tecnologia no país.
Anúncio de instalação de Data Center em cerimônia na Prefeitura de Uberlândia
TV Integração/Reprodução
LEIA TAMBÉM:
Uberlândia terá primeiro data center com IA de Minas Gerais
Collab Inovação 2025: Com especialistas internacionais evento aborda cultura de inovação no meio empresarial
📲 Siga o g1 Triângulo no WhatsApp, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas